História do Instrumento Cirúrgico

Docente: Amélia Ricon Ferraz

ECTS: 1,5 -aguarda creditação

Candidaturas: Candidaturas abertas até 19 de junho de 2017

Aulas: 24 de julho das 9h às 12h; 25 e 26 de julho das 9h às 13h e 27 de julho das 9h às 12h.

Local: Museu de História da Medicina Prof. Maximiano Lemos, FMUP

Destinatários: Estudantes do Ensino Secundário; Estudantes do Ensino Superior de Ciências da Saúde; Outros Estudantes do Ensino Superior com interesse nesta área.

Propina:  €75

Descontos:

Colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e colaboradores do CINTESIS (bolseiros e equipa de gestão) - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – gratuito, até ao limite de 2 formandos.

A inscrição de colaboradores do MEDCIDS ou CINTESIS com isenção de propina carece da autorização do respetivo diretor de serviço/responsável científico.

Objetivos:

Conhecer a História da Medicina de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser um suporte em quaisquer investigações interdisciplinares;

Sensibilizar para a Museologia na Medicina;

Saber a história do instrumento médico;

Divulgar o património da FMUP na perspetiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica;

Adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação;

Estimular a reflexão sobre a Medicina.

Conteúdos programáticos:

A) Apresentação do património documental, museológico e artístico da FMUP, fonte de saber médico-histórico nacional e internacional que constituirá o objeto primordial na formação do estudante.

B) História do Instrumento Cirúrgico I Parte. História Geral da Cirurgia. II Parte. Análise da dimensão e forma do Instrumento Cirúrgico. III Parte. Análise dos Materiais do Instrumento Cirúrgico. IV Parte. Manufatura do Instrumento Cirúrgico. V Parte. Manufatura do estojo cirúrgico. VI Parte. Catalogação do instrumento cirúrgico.