MEDCIDS em força no workshop da “Agenda da Saúde” da FCT

Altamiro Costa Pereira (diretor) e Pedro Rodrigues (professor) do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) são dois dos intervenientes convidados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia  (FCT) para integrarem um workshop sobre a “Agenda da Saúde”. O evento decorre já no próximo dia 15 de maio, em Lisboa.

O workshop integra um conjunto de iniciativas subordinadas às várias Agendas Temáticas de Investigação e Inovação, criadas pela FCT, em 2017, com o objetivo de “mobilizar os diferentes atores nacionais, contribuindo para encontrar respostas com base em conhecimento científico para diferentes desafios da sociedade”.

Em Portugal, a Saúde é um setor estratégico para o desenvolvimento social e económico, e a cadeia de valor está em franco crescimento, gerando, ano após ano, mais conhecimento, inovação e valor. Os coordenadores desta agenda, entre os quais se encontra Altamiro da Costa Pereira, salientam que “o investimento em I&D em Portugal tem crescido 12,5% por ano e os doutoramentos crescem a um ritmo anual de 10%. O número de publicações e de patentes acompanham esta tendência, apresentando taxas de crescimento anuais de 12,2% e de 17,3%, respetivamente”.

Neste workshop, “será apresentada e discutida a versão preliminar da Agenda de Investigação e Inovação (I&I) na área Saúde, Investigação Clínica e Translacional que está a ser desenvolvida por um conjunto de peritos indicados por instituições de I&D, de empresas e outras entidades, tendo em vista a elaboração de uma visão para esta área temática numa perspetiva de médio e longo prazo (até 2030)”, explica fonte da FCT.

Entre esses peritos, encontram-se três nomes fortes do MEDCIDS e do CINTESIS: Altamiro da Costa Pereira (membro da equipa de coordenação da Agenda), Pedro Rodrigues e Luís Azevedo, especialistas em Análise Inteligente de Dados em Saúde e em Medicina baseada em Evidência, respetivamente.

Mas, de acordo com a FCT, “o workshop não será apenas um momento de divulgação do trabalho em curso, mas igualmente uma oportunidade para receber contributos adicionais que possam consolidar a versão final da Agenda”, motivo pelo qual apela à participação de todos os interessados na área da Saúde.

O workshop decorrerá das 14h30 às 17h, na Fundação Calouste Gulbenkian (Av. De Berna 45A, Lisboa). Inscrições aquiPrograma final a anunciar.