Universidade do Estado do Pará prepara colaboração com o MEDCIDS

foto Para

Uma comitiva de docentes e investigadores da Universidade do Estado do Pará - UEPA, no Brasil, está hoje, dia 23 de maio, a reunir com responsáveis do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS-FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, ambos liderado por Altamiro da Costa Pereira.

Marcus Brito, coordenador do Programa de Cirurgia e Pesquisa Experimental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará, vem acompanhado de José António Cordero, professor de Bioética, e de Rafael Chaves, professor de desenvolvimento de softwares em saúde da mesma Universidade.

António Soares, gestor executivo do CINTESIS, encarregou-se de apresentar a estrutura e as principais áreas de investigação da Unidade, enquanto Alberto Freitas, investigador do CINTESIS e responsável pelo Mestrado em Informática Médica (MIM), falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido neste âmbito.

Estiveram igualmente presentes atuais alunos e ex-alunos do MIM, que tiveram oportunidade de mostrar alguns dos resultados da investigação realizada na área da saúde e da informática médica.

Esta visita inclui ainda uma passagem pelo DCC – Departamento de Ciência dos Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, parceiro do MIM, e uma palestra dos convidados na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, nas instalações do CIM – Centro de Investigação Médica.

Com este encontro, docentes e investigadores portugueses e brasileiros esperam poder debater oportunidades de colaboração no futuro a vários níveis, quer a nível do desenvolvimento de software aplicado à saúde, quer do ensino, quer da investigação, promovendo parcerias que possa ser profícua para ambos os países.