Escola de Verão terá novos cursos em setembro

A segunda edição da Escola de Verão 2018 vai realizar-se já entre os dias 3 e 21 de setembro, incluindo três cursos distintos (Introdução à Gestão de Cuidados de Saúde Baseada em Valor, História do Instrumento Cirúrgico e Introdução à Análise de Dados Biomédicos usando o R), numa organização do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

O primeiro a realizar-se será o Curso de Introdução à Gestão de Cuidados de Saúde Baseada em Valor, entre os dias 3 e 4 de setembro, das 14h às 19h, tendo como responsáveis Francisco Nuno Rocha Gonçalves e Filipe Pereira da Costa. As candidaturas abriram no dia 14 de junho e prolongam-se até 30 de julho, podendo ser efetuadas aqui. Destinada a candidatos com o 1.º ciclo do ensino superior completo, os objetivos são “familiarizar o aluno com os conceitos e problemas implicados em Gestão de Valor em Cuidados de Saúde, discutir formas práticas de operacionalizar os conceitos essenciais de Gestão de Valor em Saúde e ainda discutir o papel da medição de outcomes, das TIC, do financiamento e das competências de contratação em Saúde”.

Com 15 vagas em aberto e creditação com 1,5 ECTS, o Curso de História do Instrumento Cirúrgico irá decorrer entre 11 e 12 de setembro (9h-13h e 14h-18h). As candidaturas podem ser feitas entre 25 de junho e 25 de julho. O público-alvo é constituído essencialmente por estudantes com frequência universitária no 1.º ciclo de estudo na área das Ciências da Saúde ou com interesse nesta área. Coordenado por Amélia Ferraz, o curso pretende dar a conhecer a História da Medicina, despertando “um interesse contínuo por esta temática” e servindo de “suporte em quaisquer investigações interdisciplinares”. Outros objetivos passam por “sensibilizar para a Museologia na Medicina e para a história do instrumento médico, divulgar o património da FMUP e capacitar para a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica, motivar para os valores da cultura através da autoformação e estimular a reflexão sobre a Medicina”.

Entre os dias 17 e 21 de setembro, irá realizar-se o Curso de Introdução à Análise de Dados Biomédicos usando o Rtendo como docente e responsável Pedro Pereira Rodrigues. Destinado a profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciências da Informação, Matemática e Estatística, o curso terá as candidaturas abertas entre 25 de junho e 25 de julho. O objetivo é “dotar os estudantes de competências básicas em ciência de dados de saúde, na sua componente de análise exploratória e inferencial de dados biomédicos, incluindo aprender a aplicar as diferentes técnicas básicas de estatísticas a dados biomédicos usando base de dados reais e o software de análise de dados R”. De acordo com a organização, este curso visa “formar profissionais e investigadores na área de ciências de dados de saúde, uma área onde existe cada vez mais financiamento, quer público e institucional (nacional e internacional), quer da própria sociedade, onde empresas do setor estão deficitárias e disponíveis para acolher estes investigadores, uma vez que lhes atribuem um alto valor social e económico para as suas atividades de negócio”. São também desígnios deste Curso, creditado com 3 ECTS e com um total de 20 vagas, “diversificar e melhorar a qualidade da oferta formativa da Universidade do Porto, ocupando um lugar de destaque na oferta de formação contínua na área, e dar complemento à formação existente com outras ferramentas de análise (designadamente com SPSS)”.

As candidaturas ao Curso de Introdução à Análise de Dados Biomédicos usando o R e para o Curso de História do Instrumento Cirúrgico deverão ser realizadas em www.med.up.pt /(links a disponibilizar oportunamente). Todos os cursos têm condições especiais para colaboradores do MEDCIDS e do CINTESIS.

Mais informações:

Curso de Introdução à Gestão de Cuidados de Saúde Baseada em Valor
Candidaturas: 14 de junho a 13 de julho de 2018
Matrículas: 21 a 27 de agosto de 2018
Aulas: 3 a 9 de setembro de 2018, das 16h às 20h
Propinas: 300 euros

Curso de História do Instrumento Cirúrgico
Candidaturas: 25 de junho a 25 de julho 2018
Matrículas: 3 a 6 de setembro de 2018
Aulas: 9h-13h e 14h-18h
Propinas: 75 euros

Curso de Introdução à Análise de Dados usando o R