Winter School 2019 abre candidaturas em novembro

Winter School 2019, organizada pelo MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com o apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, já tem data marcada.

Integrando um total de oito cursos e quatro seminários, esta primeira edição irá decorrer entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2019, no Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP. As candidaturas abrem no dia 12 de novembro e encerram a 12 de dezembro, sendo que as vagas são limitadas (30 vagas por curso).

Os cursos disponibilizados pela Winter School 2019 são os seguintes: Introduction to Biomedical Data Analysis using R; Health Data Analysis: from theory to practice; Biostatistics: Linear and Logistic Regression; Evidence Synthesis – Systematic Reviews and Meta-Analysis; Microsoft Excel for biomedical data analysis; MATLAB: Introduction and Applications; QGIS Initiation e R Programming Language Introduction.

Os seminários têm como temas “Translation and validation of questionnaires”, “Sample size estimation”, Ethics in scientific research” e “Media training”, estando marcados para os dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, respetivamente.

Winter School 2019 tem como objetivo formar profissionais em áreas-chave em que as empresas e universidades são deficitárias e estão disponíveis para acolher investigadores, devido ao elevado valor social e económico que representam. Entre os destinatários incluem-se profissionais, investigadores e estudantes das áreas da Saúde, Ciência da Informação, Engenharia, Matemática e Estatística, mas também das Ciências Sociais, que pretendam desenvolver ou adquirir competências em análise de dados, investigação clínica ou em serviços de Saúde.

O Curso Introduction to Biomedical Data Analysis using R visa dotar os formandos de competências básicas em ciência de dados de saúde, na sua componente de análise exploratória e inferencial de dados biomédicos, incluindo a aplicação de diferentes técnicas básicas de estatísticas a dados biomédicos, usando bases de dados reais e o software de análise de dados R.

Com o Curso Health Data Analysis: from theory to practice pretende-se dotar os formandos de competências em áreas como a definição de um protocolo, pré-processamento e exploração inicial de dados, bem como modelação de dados e avaliação dos modelos produzidos relativamente à utilidade e possível impacto.

Dirigido essencialmente a investigadores e a profissionais de saúde, o curso Biostatistics: Linear and Logistic Regression abordará a análise de regressão de dados na área da saúde, proporcionando um conhecimento essencial na utilização deste tipo de metodologias estatísticas e na interpretação dos resultados apresentados em artigos científicos.

Já o Curso Evidence Synthesis – Systematic Reviews and Meta-Analysis foca-se nas questões metodológicas e práticas essenciais envolvidas na realização de estudos de síntese de evidência, nomeadamente revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, na área da investigação em saúde.

Microsoft Excel for biomedical data analysis é outro dos cursos incluídos na Winter School 2019. O seu objetivo é dotar estudantes, profissionais e investigadores de competências em gestão e análise de dados, com recurso ao Microsoft Excel, explorando as suas potencialidades.

Por sua vez, o Curso MATLAB: Introduction and Applications vai dar a conhecer uma linguagem de programação de alto nível e ensinar conceitos básicos de programação em MATLAB®, incluindo importação, exportação, processamento e visualização de dados, com aplicação em diversas áreas, nomeadamente o desenvolvimento e teste de dispositivos médicos, modelação de fenómenos reais, análise de imagem médica, processamento de som, monitorização de parâmetros clínicos, entre muitas outras.

O Curso QGIS Initiation tem como missão ambientar os formandos com o conceito de Open Source, bem como dar-lhes as bases necessárias à manipulação de dados cartográficos no software Open Source QGIS e noções de como implementar e criar plugins de forma a contribuir para a comunidade que se apoia no Open Source.

Finalmente, o Curso R Programming Language Introduction pretende ensinar conceitos básicos de programação em R, assim como tipos de dados, loops e funções, permitindo a utilização do R como ferramenta estatística de análise de dados no respetivo contexto profissional.

Para mais informações, consulte:

Website: http://cides.med.up.pt/index.php/winter-school